sábado, 13 de outubro de 2012

Epígrafe: sugestões de frases por temas de trabalhos


Epígrafe: 
Elemento opcional, colocado após os agradecimentos. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias.

        A epígrafe é a folha onde o autor ou autora do trabalho apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com o assunto tratado. Como deixo sempre claro, essa é uma parte optativa do trabalho, porém, nunca deixo de contemplá-la. A frase deve ser escrita em espaço tal que, ao informar a autoria, esse nome deverá ocupar a última linha da folha.
        Abaixo, tive o cuidado de garimpar algumas frases que poderão servir para trabalhos de diversas temáticas.  Sou fiel a alguns autores (Clarice Lispector, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Cora Coralina e Seneca). Mas nem sempre eles conseguem – acho que eu não consigo enxergar – abarcar as temáticas de meus trabalhos. Então, recorro ao colega Google e simplesmente jogo lá “frase de FULANO DE TAL sobre...” e coloco o tema desejado. O que proponho aqui é facilitar um pouquinho seu trabalho. Separo alguns temas e relaciono  frases, versos, estrofes inteiras, poemas completos, música ....
    As frases aqui relacionadas devem também passar pelo seu garimpo, pois devem contemplar o tema DELIMITADO. Por exemplo, algumas servirão para educação inclusiva, outra, EJA e assim sucessivamente. Assim, se dará também com os demais temas.
                                                                                 

                                Vamos começar pelo tema que mais estudo: Educação!

A educação pelo medo deforma a alma.

A verdadeira educação é aquela que nos possibilita sermos seres humanos, verdadeiramente humanos.

A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"

"Educação é uma descoberta progressiva de nossa própria ignorância."

Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.


" As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"

A educação do homem deve começar pela poesia, ser fortificada pela conduta justa e consumar-se na música.

Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.
Não é a terra que constitui a riqueza das nações, e ninguém se convence de que a educação não tem preço".

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.
Não há vida sem correção, sem retificação.

Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes.

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

O talento sem a educação é como a prata na mina.

Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
John Dewey
Educação é aquilo que fica
depois que você esquece o
que a escola ensinou.
Albert Einstein
Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
Paulo Freire
A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Mandela
Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância.
Will Durant


AS PRÓXIMAS FRASES, ALÉM DE SEREMUSADAS EM TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO, CREIO, PODEM SER APROVEITADAS EM MUITAS OUTRAS ÁREAS.
VEJAM:

Tenho em mim todos os sonhos do mundo

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.


Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?

Olha que legal essa para a área de gestão:  Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente.

Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.

Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Para trabalhos da área de literatura, acho essa linda: Poeta, não é somente o que escreve. / É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso.


Meninos e meninas do ACM...adorei esses para o trabalho sobre a memória da comunidade de vocês:
Verso do poema:
Minha Cidade


Minha vida,
meus sentimentos,
minha estética,
todas as vibrações
de minha sensibilidade de mulher,
têm, aqui, suas raízes.

Eu sou a dureza desses morros
revestidos,
enflorados,
lascados a machado,
lanhados, lacerados.
Queimados pelo fogo
Pastados
Calcinados
e renascidos.


Tudo que a memória amou já ficou eterno
Adélia Prado

Amo esse:

Meu epitáfio

Morta... serei árvore,
serei tronco, serei fronde
e minhas raízes
enlaçadas às pedras de meu berço
são as cordas que brotam de uma lira.

Enfeitei de folhas verdes
a pedra de meu túmulo
num simbolismo
de vida vegetal.

Não morre aquele
que deixou na terra
a melodia de seu cântico
na música de seus versos.

O que a memória ama, fica eterno.
Te amo com a memória, imperecível.
Adélia Prado

Para trabalhos sobre MULHER, esse poeta é fantástico. A frase que está sublinhada é uma das minhas preferidas. Pode-se optar também somente por ela...

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
-- dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

Adélia Prado



Já usei esses versos em um texto convite de uma formanda da FTC:

O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.

Adélia Prado


Para os trabalhos sobre leitura e sobre escrita que tal esses:

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

(Sêneca















Bem, vou parar por aqui...caso contrário...não saio do PENSADOR..... Façamos o seguinte, desejando alguma frase interessante, você solicita-a deixando sua temática no espaço reservado aos comentários, ok? abraços.

Até a próxima, com modelos de Agradecimento e dicas para Enem, concursos e vestibulares. Espero que tenham gostado. 







11 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas, utilizei uma delas.

    ResponderExcluir
  2. Alguma sugestão de frases para qualidade de vida, ou idosos ???

    ResponderExcluir
  3. Amei essas frases !Queria uma frase sobre serviço social na educação,se for possível.Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, queria uma sobre educação ambiental...

    ResponderExcluir
  5. Amei todas as frases e tenho certeza que em algum momento serão úteis. Queria uma frase sobre alfabetização na síndrome de Down. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de alguma frase sobre matemática nos anos iniciais

    ResponderExcluir
  7. Essa frase não é de Fernando Pessoa, mas do professor Fernando Teixeira de Andrade: Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  8. É Segura a origem destas frases? Você sabe os nomes das obras de onde foram retiradas? Por favor informa para nós. Obrigada

    ResponderExcluir