terça-feira, 30 de outubro de 2012

A minha escola tem dona... lamentável.

Tristeza, angústia, decepção, medo, incertezas....  todos esses sentimentos tomaram conta de mim na manhã de hoje. Sei que esse blog é um espaço voltado a práticas de ensino, aprendizagem, dicas ...enfim...um ambiente não muito pessoal. Mas resolvi aqui registrar um dia que considero decisivo na minha vida enquanto professora. Hoje chorei..... hoje, senti medo de alguém....hoje ouvi de alguém coisas absurdas, sem nexo, pelo simples fato de eu vestir a camisa da escola onde sou professora: Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães.

Explico: 


7:20 da manhã: Estávamos no ônibus dos professores. Conversava com o professor Agnaldo, artista plástico que iria nos dar a oficina de pintura para o Festival de Artes. Comentávamos sobre a resistência dos alunos do Colégio Fernando em participar do festival (motivos etnográficos e culturais...sei lá o quê). Passei para ele fichas de inscrição e três ou dois cartazes informando sobre a prorrogação da data de inscrição. Informei sobre o nome do festival e que deixasse claro aos garotos e garotas de Santo Estevão Velho que o Festival era ACM (Ação - Cultura - Memória) e não do ACM. Nos despedimos.

Na escola, basicamente no final do segundo horário, recebo a visita da vice diretora informando que a diretora, mais uma vez, avisou que não iria pagar os oficineiros do festival (o dinheiro que lá está é uma verba de 2200 reais que deveria ter sido usada para os projetos AVE- FACE - TAL ( de arte e educação). A escola não usou. Então faríamos as oficinas artísticas com esse dinheiro. Dizia ainda que queria a lista de material para o festival que ela iria comprar com esse dinheiro. MAIS UMA VEZ, respondi que não precisávamos de material algum....queríamos a oportunidade de ofertar aos alunos oficinas de teatro, música e artes plásticas. E disse-lhe que iria procurar informações de como justificar esse dinheiro pra esse tipo de atividade. Ela me  pediu que buscasse as informações e repassasse à diretora. Falei  que aguardaria sua chegada (a vice diretora é uma pessoa sempre disposta a colaborar com tudo quanto é projeto...pense numa pessoa disponível...é ela), pois tinha MEDO de conversar com a diretora, uma vez que já imaginava sua reação. Dito e feito.....

Pouco mais de 9:40 da manhã....pedi licença aos meus alunos do 2º ano Ensino Médio (estão empolgadíssimos com o recital, a dança e o teatro) para tentar falar com a Direc sobre o assunto. Não consegui falar com quem responderia a minha indagação, ou seja, em que poderíamos usar a verba do AVE - Face - TAL, já que a nossa escola não a utilizou (R$ 2.200). Meu querido professor Mário Antonio Leal, diretor desses projetos, encontrava-se em uma reunião e não pode me atender. Mas consegui as informações que eu queria com outra escola mais bem informada...

"Quem manda aqui sou eu", disse, embravecida, a minha diretora.

Ouvir isso de uma gestora, eleita também pelo meu voto.... numa escola pública me deixou mais que triste...me alimentou. Me alimentou de coragem para responder às suas palavras grosseiras dirigidas a mim...Vamos entender o  que houve naquela sala:

Intervalo. Nós, professoras, estávamos na secretaria. Após receber as explicações de como usar a verba para a realização de oficinas e para a realização de um show na culminância do projeto (precisávamos apenas seguir as orientações do Portal Transparência, ou seja, pagar 5 por cento do ISS e mais 11 por cento de INSS e pronto), passei as informações ao grupo e todos disseram que eu deveria ir conversar com a diretora, já que, minutos antes, ela já havia reclamado na secretaria sobre a minha insistência e que não iria usar o dinheiro para isso e sim para a compra de material (papelaria), algo que não iremos mais precisar. Além disso, repetiu que ela é que mandava ali. Bem reconheço...tive medo de falar com a mulher, quão ignorante é....do tipo que humilha as pessoas, os funcionários, os quais nunca tiveram coragem de responder um A. Hoje, Deus me usou...arrancou de mim medo, vergonha, pudores   e me ensinou a responder, mesmo trêmula, com a voz embargada, mãos geladas e coração acelerado. Aliás, antes de ir à sala dela, pedi que três pessoas sentissem como meu coração estava disparado. Não fui só. Pedi que uma colega, professora de Inglês, me acompanhasse, a fim de me sentir encorajada....foi a melhor, coisa que fiz...não estava sozinha. "Teve uma hora, que pensei de você desmaiar....", comentou esta minha, quando saímos da sala.

"Você quer tomar o meu lugar....quer ser diretora", esbravejava a professora Eudélia.

Nossa, não imaginam como foi a nossa discussão...sim...não foi conversa, não foi diálogo...ela falava...ou gritava, como é seu costume, e dizia o tempo inteiro: quem manda aqui sou. Repetia que há muito tempo ela percebia que eu queria tomar o lugar dele e que, se eu quisesse ser diretora, que formasse uma chapa e fosse concorrer. Repetia que não iria pagar oficinas e pronto.
Quem me conhece não me reconheceria hoje. Chorar? Sim....
Mas não fiquei calada como de costume. Nessas horas, costumo ficar com um nó na garganta e silenciar. Respondi.
A professora Eudélia estava incomodada - como eu disse pra ela - pelo fato de eu não ser professora de conteúdo apenas. 

O que realizo para incomodar tanto?

1. Idealizei a escola de pais: No início do ano, realizei dois encontros de pais e mães com o nome "Escola de pais". Ela fez a abertura, ela falou aos pais os objetivos. A escola de pais teve o objetivo de trabalhar temáticas e deixar de lado o ar de reclamações que impera nas reuniões de costume. Me lembraram isso hoje.

2. Envolvo-me: Trago pais e mães para a minha sala de aula.  Esse ano, já trouxemos duas mães e um pai para falar de sua relação com seus filhos e filhas; suas experiências dentro e fora da escola. Foram momentos emocionantes e de grande aprendizado.

3. Fiz greve. Nesse caso, não tenho o que reclamar dela. Nos apoiou. Em momento algum pressionou para voltarmos. 

4. Sou educada: ela teve a coragem de dizer que EU QUERO TOMAR O LUGAR DELA e um exemplo disso é fato de, semana passada, eu ter respondido a uma mãe que a escola estava providenciando lanche para os alunos que iriam visitar à feira que aconteceu quarta-feira passada no parque de exposições. Aí foi que não entendi mesmo.... ela e todos nós reclamamos tanto de alguns setores da Direc 2 que monopolizam informações....eu, sabendo que a escola iria fornecer o lanche, não iria responder à mãe que questionou? Bem..durma com um barulho desses.... continuemos.

5. Trabalho política com os alunos e politização: volta e meia, trabalhamos sobre os direitos do cidadão que ali estuda. Sou muito emoção e acabo me expondo além da conta. Sou do tipo que ODEIA injustiças, exploração.... Estou aqui me lembrando do episódio dos ônibus....explico. Antes da greve dos professores do estado, os educadores do município onde a escola em que leciono está situada paralisaram alguns dias. O problema é que, toda vez que não tem aula no município, os motoristas de lá insistem em parar e não quererem pegar os alunos do Estado (Não sei como será de agora em diante...após esse post). Bem...como sabemos dos direitos dos nossos alunos em relação ao transporte, eu e colegas (depois, se autorizarem, informo nomes) reunimos os alunos, falamos de seus direitos, e incentivamos até que fossem à câmara municipal local conversar com vereadores sobre o assunto ou algo parecido. Eles foram....levaram cartazes....Voltamos para Feira de Santana, naquele dia, de carona. Ela - a diretora - me incentivou a ligar para a rádio. Liguei para a Sociedade, ainda de seu carro.... Lembro-me de ter falado no programa De Olho na Cidade. Contei tudo aos ouvintes, inclusive, com sua ajuda. Sabem o resultado? Dia seguinte, ia acontecer o primeiro encontro de pais....A diretora atrasou-se, mas não maldei. Antes de iniciar a nossa reunião (que era INTERNA....formação de pais de duas séries), uma mulher chegou procurando a professora Eudélia. Não a conhecia. Fui para a sala onde os pais e mães estavam para dar início à reunião. Antes de começar a falar...aquela mulher pediu a PALAVRA....era a PREFEITA, dona GEL. Falou do que eu havia dito no rádio....gente....alguém falou da reunião....alguém autorizou sua fala...alguém me deixou SOZINHA junto às falas da prefeita dizendo que os alunos de Antonio Cardoso (do Estado) ERAM CARONISTAS. 

6. Sou certificada: Ano passado, o Estado realizou uma prova para certificar professores concursados e deixá-los aptos a formar chapas e concorrer a um cargo de direção. Não me interessei em me inscrever, quem o fez foi meu marido. Na verdade, quando a gente é comprometido, trabalha e é apaixonado por projetos e coisa e tal...bem que sair da sala de aula por algumas horas para dedicar-se ao planejamento, execução, tomada de providências....é uma ótima saída. Mas, sinceramente, agora que posso falar tudo, confesso: nunca pensei - ANTES - em me candidatar porque sabia que não adiantaria...além disso, tinha certeza de que lançar uma chapa seria, para esta diretora que ganhou, inclusive, com um voto meu,  como sinônimo de traição, por mais que ela, em público, fale o contrário. Soube até que, na época, sem mesmo eu saber o resultado da prova, ela demonstrou antipatia ao fato, deixando claro sua insatisfação por eu ter feito a prova. E, cá pra nós, passar a ser perseguida de uma forma ou de outra...por concorrer a uma eleição junto com ela...não era o que eu queria. NÃO ERA...ora, ora, professora Eudélia: a senhora repetiu tanto, repetiu tanto que eu quero o seu lugar, que quero ser diretora do ACM que lá vai uma reflexão e, junto com ela, uma informação:


Eu nunca quis o lugar de ninguém, muito menos o da senhora. Amo o meu lugar, a sala de aula. Amo os meus alunos, amo o que faço. Além disso, trabalho para conquistar e não impor situações. Agora, a senhora me deu uma excelente ideia: LANÇO MEU NOME PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. Gostaria muito de que nossos colegas, que também não concordam com a sua política autoritária de gerir a NOSSA escola, também se alimentassem da coragem de não mais aceitar SEUS GRITOS, suas ameaças, seu modo monopolizador de gerenciar o que é de TODOS NÓS: A NOSSA ESCOLA. Obrigada por me fazer poupar dinheiro em psicanálise ou psicólogo. O episódio de ontem foi uma espécie de CATARSE. 



Comentários e manifestações de apoio a minha pessoa no meu face...conseguiram me fortalecer, me animar, me sentir querida e mostrar que estamos no caminho certo:


Anisia Borges Adriana Matos de Almeida, bem sei o que você deve ter passado dentro daquela sala, todos os funcionarios que por ali já passou sofreu o que você vem sofrendo, Dri lhe sua postagem e senti uma angustia tão grande, por saber o quanto você se esfoca para ser uma boa profissional no sosso colégio, eu posso dizer isso por trabalhei com você e sei o quanto você é competente, Adriana não deixe se abater pois isso é desespero por saber que os alunos estão gostando do seu trabalho, de saber o quanto você é competente, e que você tem sim competencia para sentrar no trono na "rainha". Saiba que vou fazer a maior campanha para você ser sim a nova direitora do nosso colégio. Você merece e os nossos alunos tambám chega de ter que engolir desaforo calada todo mundo falar mal da direitora principalmente os funcionarios mais todos se calam por medo. Chega de se mostrar boazinha para as mães dos alunos e bpara os funcionarios só "ferro", estou falando isso sem medo pois não é de hoje que todos falam mal mais ninguem teve coragem de fazer o que você fez responder a altura.








  • Miguel Elizio Teles Pereira Boa noite querida, vc não é a primeira professora a ser pressionada quando faz um bom trabalho! Mas precisamos mudar isso.
OBRIGADA!!!!



Keila Rocha Entendi mais do q gostaria Adriana... Está tudo muito claro.... As pessoas se sentem ameaçadas... Essa é a verdade!




Adriano Soares Todos os alunos e alunas do nosso ACM estão do seu LADO!!


  • Ozeias Santos Adriana Matos de Almeida, eu te admiro muito e parabenizo por essa sábia decisão de lançar seu nome para concorrer as proximas eleições para Direção da Escola ACM. Eu me emocionei e lembrei o quando eu já fui perseguindo e humilhado (melhor ela tentou me humilhar, pois eu assim como voce não permiti isso). Eu quero te dizer que ESTOU INTEIRAMENTE A DISPOSIÇÃO nessa sua batalha, tenho boa relação com os alunos, alguns funcionários etc. Eu quero te ajudar nessa luta, espero que eu já esteja ensinando no ACM nesse momento, pois estou providenciando minha remoção para o ACM. Um abraço e coragem.
  • Flávio Braga Esta sim é uma posição que apoio. Nada mais justo mostrar a ela que seus esforços de trabalho nessa escola tem admiração de todos dessa undade de ensino.
  • Edna Nilo COMENTEI NO BLOG E NÃO SEI SE ENVIEI CERTO. AJUDE-ME POR FAVOR. LEIA A NINHA INDIGNAÇÃO.
  • Edna Nilo MINHA. CORRIGINDO
  • Sisia Carneiro de Souza Muito bem.....n estou mais la, mas apoio a sua ideia!



Keila Rocha Estou do teu lado pq sei da nossa realidade!!! Acho tudo lamentável!!! Conte com o meu apoio!!!!





descansa!!!
Miguel Elizio Teles Pereira Boa noite querida, vc não é a primeira professora a ser pressionada quando faz um bom trabalho! Mas precisamos mudar isso.
Telito Rodrigues de Souza Sabemos disso
Nal Lobo Eu não trabalho nesta escola, mas já ouvir falar do seu excelente profissionalismo e da admiração que muitos colegas e alunos têm por vc!!! Pode contar com meu apoio para mudar a realidade existente. Abraços!!!



7. Quero fazer parte do colegiado: Há duas semanas, fui informada acerca das eleições do colegiado e incentivada a lançar meu nome para presidente. Fiquei empolgada. Avisei à professora Raimunda e a outras professoras. Na quinta-feira da semana passada, em reunião com os professores que estavam na casa, a diretora tocou no ponto colegiado e foi logo dizendo que as pessoas que participam desse grupo devem ser pessoas com tempo LIVRE, disponíveis SEMPRE e foi avisando que o período que mais se precisa do colegiado é o mês de janeiro. Não me importo. Não moro na cidade, mas acredito que isso não me impede de presidir o grupo ou ao menos dele participar. As duas professoras REPRESENTANTES (maravilhosas, por sinal, pessoas realmente sempre disponíveis a colaborar com o melhor pra escola) são sempre as mesmas, INTERCALANDO COM UMA TERCEIRA, A QUEM ADMIRO POR DEMAIS TAMBÉM. Aliás, só sei o nome dessas duas que participam, os demais não conheço. Aproveito a oportunidade para indagar algumas coisas que, antes, por motivos óbvios, não tinha coragem de fazer:
1. quais são os demais membros do colegiado? (representantes dos pais e dos alunos);
2. Um dia, perguntei à presidente do grêmio (aluna que amodoro, inclusive, e de quem jamais esquecerei o que ouvi no meu primeiro dia pós greve : "pró, essa escola não é a mesma sem a senhora"), o por quê de nunca sabermos as datas e locais de reuniões do colegiado com antecedência, a fim de nos programarmos para participar. Ela não soube responder;
3. Alguém do colegiado tem a senha do Portal Transparência?
4. O colegiado sabe informar se nós professores podemos ter acesso às atas das reuniões?
5. O colegiado aprovou o cardápio hoje em voga da merenda escolar da nossa escola? Abaixo, o cardápio que até ontem (hoje, talvez, após esse post, ou ele muda ou a merenda começa a ser o que nele se encontra descrito) estava afixado na cozinha da escola. 





Vejam: Mingau de milho, biscoito salgado, vitamina de abacate, charque frito com arroz, sopa de galinha, sopa de feijão são pratos que, há muito tempo, não vejo na escola. Os demais prefiro que os alunos digam se tem ou não. No grupo Colégio Antonio Carlos Magalhães, no meu face, farei a chamada todos os dias, a partir de hoje: O QUE VOCÊ COMEU HOJE NO COLÉGIO ACM? 
PELA MANHÃ:
PELA TARDE:










Um adendo sobre a merenda escolar:

Bem...nunca tive coragem de propor isso pessoalmente, mais uma vez, por motivos óbvios (medo das respostas), mas lanço uma proposta, professora: queremos colaborar. Sabemos sim que é uma vergonha o valor que o governo paga por aluno, mas, como já disse, sabemos que, nada como a criatividade, boa vontade e competência para selecionar o que será servido, aliado, é claro, com as mãos de pessoas como a de Lela e das outras meninas mãos de fada que temos por lá (amanhã cito o nome de todas elas...meninas de ouro!). Por isso, a partir de hoje, queremos propor que o colegiado da escola junte-se à professora Eudélia nessa tarefa que, não temos dúvidas, é por demais cansativa e difícil. 
Nós também queremos formar uma comissão. Que tal uma comissão da merenda?    
Podemos fazer cotação dos materiais necessários para essa proposta de cardápio e correr atrás. Contem conosco nesse aspecto. Sabemos  que nossos alunos, a maioria da zona rural, vêm, muitas vezes, para a escola sem a refeição principal (seja café, seja almoço). E sabemos que a senhora se preocupa com isso também , professora Eudélia. Agora, por favor, não ameaça novamente como a senhora fez na reunião da semana passada. Apresentou o extrato da sétima parcela com certa indignação e alteração na voz, novamente, e repetiu que se soubesse que algum professor estaria falando de merenda escolar na sala de aula iria resolver na delegacia (ameaça). Mudemos a postura, professora. Informar só irá nos aproximar da senhora e nos fará companheiros seus de dificuldade e de buscas de solução. 
Espero que eu não seja a primeira professora a ser levada à delegacia por esse motivo, pois, a partir de agora, falarei sim de merenda escolar. Antes, não tinha coragem de falar. Só endossava o que a senhora dizia, ou seja: "gente, com 0,30 centavo não dá". Agora, o meu discurso será: "se os 0,30 centavos de real não são  suficientes, vamos até a diretora e, juntos, vamos nos oferecer a lutar por soluções!"

Abaixo, modelo de cardápio que compartilhei e sugeri à vice diretora para nossa escola.... antes daquela manhã ... vou agora é propor ao colegiado que faça isso....





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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Oficinas de Artes: dança, música, teatro, artes plásticas e recital

O Festival de Artes ACM - Ação, Cultura e Memória - tem sua culminância durante um dia inteiro (esse ano, acontecerá dia 30 de novembro de 2012 em Antonio Cardoso, Ba. Porém, sua preparação se dá por, pelo menos, 40 dias de antecedência. Esse ano, os participantes serão agraciados com a realização de oficinas preparatórias. Nada muito prolongado, por conta da verba destinada ao pagamento de alguns oficineiros. Portanto, ao contrário dos anos anteriores, quem se inscrever em qualquer das categorias abaixo terá o apoio técnico, dicas e até com ensaios (no caso da dança) durante o período que antecede o grande dia do Festival. Vejamos como deverá acontecer cada oficina:

DANÇA



Esse acima é o Márcio, nosso aluno do 2º do Ensino Médio. Estuda na turma A, turno Vespertino. Márcio participou do nosso segundo festival, ano passado. Dançou e acabou ajudando a outras equipes na escolha da coreografia e até figurino. A-do-rei....simplesmente. Enxergamos nele um futuro coreógrafo. Esse ano, fiz uma proposta e ele logo "topou": será o oficineiro da categoria dança e acompanhará ensaios de todas as equipes que precisarem dele. Como recompensa, Márcio já tem garantidos os quatro pontos a que todas as equipes que alcançarem o primeiro lugar com temáticas específicas terão direito. Uma das regras é não filar as aulas para realizar o trabalho e não deixar que os ensaios atrapalhem sua rotina de estudante. Para isso, Márcio receberá uma espécie de agenda com a qual marcará os encontros e ensaios com as equipes que dele precisar. Obrigada, Márcio e boa sorte!!!!

Logo abaixo, alguns grupos que já dançaram no nosso Festival:


Ano passado, a aluna do ACM, Thaís, deu provas de quanto tem garra, coragem, disposição, criatividade e simpatia. Foi a primeira a subir no palco (categoria dança) e arrancou aplausos de todos. 




Hip Hop - Turma de 2010




















sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Por que realizamos o Festival de Artes? Veja o passo a passo e leve-o para a sua escola...

O Festival de Artes ACM é uma oportunidade de descobertas.... sim...vejo esse evento como a oportunidade que nós, professores e alunos, temos de nos descobrirmos enquanto pessoas talentosas, gente que canta, encanta, dança e faz com que cores e formas ganhem espaço na imaginação de quem nos assiste. Esse é o propósito principal do III Festival de Artes ACM. Além, é claro, de fazer com que sorrisos tomem conta de momentos que considero mágicos....momentos de confraternização, de diversão...de culminância de um projeto que não nasce de um dia para outro.

Abaixo, o grupo de alunos que então faziam segundo ano do ensino médio. Eles arrasam no samba...Esse ano, o samba de roda, mais uma vez, vai estar presente. Eles já se inscreveram.



AS INSCRIÇÕES:

Você que pretende passar a realizar um festival dessa natureza também na sua instituição deve abrir as inscrições, pelo menos, com um mês de antecedência. Geralmente, estipulamos 10 dias para finalizá-las. É que precisamos fazer o levantamento do número de inscritos, nomes de equipes, categorias mais procuradas, verificar se alguma categoria tem número insuficiente de inscritos e, desta forma, prorrogar as inscrições por mais dois ou três dias, ou mesmo, caso não haja interessados, cancelar. 


Grupo do 3 ano B, em 2010: dançaram, encantaram e me deixaram boquiaberta com tanto talento... Dança de rua.... eles arrasaram mesmo!!! Por onde vocês andam, meus garotos de Santo Estevão Velho?



AS CATEGORIAS


Os grupos e/ou pessoas individuais podem optar pelas seguintes categorias: dança, teatro, música, recital e artes plásticas. No próximo post, mais detalhes. Agora, você que é alunos e aluna do Colégios ACM e Fernando, corram para realizar a sua inscrição. Já você, professor, coordenador ou gestor de escolar ou outras instituições que desejam uma escola com mais Ação, Cultura e Memória....entra em contato comigo: adrianamatos.am@gmail.com

Até a próxima!!!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que é o Festival de Artes ACM?


O Festival de Artes ACM foi idealizado por mim, professora de Língua Portuguesa, em 2010. Acredito que o evento seja uma oportunidade oferecida aos alunos do ensino fundamental (do colégio ACM) e médio (dos colégios ACM e Professor Fernando) de pesquisar, envolver-se e trabalhar com categorias artísticas  já conhecidas por eles ou não: teatro, música, dança, artes plásticas, cinema etc. Sua primeira edição, realizada em 2010 no auditório da Secretaria de Educação do Município de Antonio Cardoso, reuniu dezenas de participantes, atraindo, como espectadores, estudantes, pais, professores e comunidade em geral. Vejam:



O auditório da Secretaria de Educação ficou pequeno para tanta gente que veio se divertir com as apresentações.

OBJETIVOS DO FESTIVAL

           Ao idealizar o I Festival de Artes ACM, tive a intenção primeira de mesclar diversão e pesquisa. Sim, acreditava que nossos alunos poderiam se animar com a ideia de dançar, cantar ou encenar, porém, até chegar à prática, deveriam pesquisar, estudar nomes da música, da dança, do teatro, das artes plásticas. Ledo engano. Não "rolou" assim. Eles só cumpriram a etapa dois. Graças a isso, alguns professores, na época, resistiram em abraçar a ideia e premiar os vencedores com os pontos em suas respectivas disciplinas (essa é a premiação). Mas insisti. Queria mostrar aos colegas que um evento como esse poderia ensinar muito, mesmo sem livros.....

Grupo de dança de alunos, na época, da 8ª série. À esquerda, ao meu lado, de pé, Rafael, nosso aluno que sempre nos ajuda com a sonorização.


Ainda os objetivos.....

Na minha tentativa de convencer os colegas a participarem, meu discurso é alimentado pelo que acredito ser o tripé que sustenta a realização do festival pelo terceiro ano consecutivo:

  •  O festival oportuniza aos seus participantes momentos de discussão, conversas entre eles, uso de argumentos e contra-argumentos com o intuito de defender ideias, escolhas, convencer o outro acerca do melhor figurino, da música ou passos ideais etc. Ou seja, atitudes e comportamento de liderança e/ou liderados estão presentes, bem como de solidariedade, uma vez que, mesmo se tratando de uma competição, percebemos que as equipes acabam por ajudar umas às outras com dicas e informações;
  • O Festival é oportunidade de diversão e ponto. Sim. A escola precisa se abrir para o lúdico, para a alegria, para o colorido. Um evento como esse, sem dúvida alguma, oferece momentos inesquecíveis, independente de se alcançar a primeira colocação;
  • Por fim, o festival traz como premiação pontos nas disciplinas dos professores que aceitam vincular-se ao projeto. Esse ano, por exemplo, conseguimos a adesão total no ACM. No colégio professor Fernando, em Santo Estevão Velho, ainda não sabemos quantos e quais professores do primeiro ano do Ensino Médio abraçarão o festival.
No palco, o Hip Hop mistura teatro e dança.


Abaixo, as alunas Larissa, Andreza e Ingrid, moradoras de Santo Estevão Velho. Na época, estavam no 1º ano do Ensino Médio.



Por hoje é só...no próximo post sobre o Festival de Artes, falaremos sobre como funciona, como são as inscrições, quais as categorias e sobre o show acústico da banda Canalhas Rock que encerrará a festa esse ano.
Abaixo, o cartaz com o aviso da prorrogação do prazo para inscrições. Até a próxima!!! beijocas.....



E, por falar em Hip Hop, que tal nos presentear com alguma apresentação, galera? Coloque o mouse sobre o link abaixo, aperte Ctrl e clique. Vejam que massa: