sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Marias Lutadoras: não é uma simples paródia, é a prova de que nossos alunos são muito capazes!!!

Como já é sabido de todos, retornei à sala de aula no início desse mês após mais de 100 dias de greve. No retorno, nada de conteúdos gramaticais, mas a discussão em torno da situação do professor na Bahia. Assistimos a vídeos e ouvimos dos nossos alunos o desabafo deles também..."senti raiva de vocês que retornaram", disse uma aluna.  Essa frase foi alimentadora dos nossos futuros diálogos em sala e, claro, martelou o tempo inteiro a cada proposta levada a sala: era preciso mostrar as razões do movimento, politizar, conscientizar nossos alunos e alunas da necessidade de um trabalho que nos faça refletir acerca do que está à nossa volta, mas sem cair na tentação de olharmos para nosso próprio umigo. Resultado: nas turmas em que leciono a disciplina Redação, solicitei que pensassem em algumas temáticas (Vida de Professor, Vida de Estudante, Educação na Bahia e outros) e escolhessem uma música para que, após leituras sobre o assunto, dessem conta de uma paródia. Poucos alunos cumpriram o combinado. Destaco duas equipes que, deveras, me surpreenderam pela seriedade com que realizaram o trabalho. Realmente, seguiram as orientações, preocuparam-se com o figurino e o próprio cenário. Abaixo, uma dessas equipes!!!! Com esse trabalho,  comprovamos o quanto vcs são capazaes
 
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dicas sobre o ENEM

As provas do Enem acontecerão em novembro. Parece até uma data distante. Mas, fiquemos ligados, pois 3 de novembro baterá à sua porta logo, logo. Como andam as leituras? e o cronograma de estudo das disciplinas específicas? A seguir, uma listinha básica de informações que devem ser impressas e grudadas, se possível, em lugar bem visível, ok?
Aguardo, no local destinado a comentários, suas dicas de temas, sugestões de discussão, redação para as minhas observações, dúvidas etc etc etc.
E você, já fez o Enem alguma vez? Deixe registrada aqui a sua experiência. Servirá de contribuição para os colegas que o farão pela primeira vez.

Bom dia!

Dicas SOBRE O ENEM

Na data da prova:

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília).


Como são as provas?

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.

Confira os dias da prova:

3 de novembro de 2012 (1º dia):

- Ciências Humanas e suas Tecnologias e;

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 4h30

4 de novembro de 2012 (2º dia):

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e;

- Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 5h30


Cartão de confirmação

O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição até o dia 26 de de outubro. Também é possível imprimir o Cartão de Confirmação por meio da página de acompanhamento da inscrição, no site do Inep (link está no final dessa página).

No Cartão de Confirmação da Inscrição constam informações como o número da inscrição, data, hora e local de realização das provas, a indicação de necessidade de atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio.



I   
IMPORTANTE:

- Verificar com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas.
- Fazer o trajeto até o local de prova antes da data do Exame.

 

Fonte: http://www.enem.inep.gov.br/dicas.html

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Parlendas: você se lembra de alguma?


No dia em que comemoramos, lembramos e escavamos mesmo informações e tudo quanto é coisa deliciosa relacionada ao Folclore, nada como voltarmos nosso olhar pra infância e encontrarmos as parlendas em uma infinidade de momentos nossos quando pequeninos, não é verdade? As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre a criançada. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antiiiiigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
 
 
 

Alguns exemplos de parlendas:

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.

Adorei essa versão em vídeo!!!
 
 
 

-----------------------------------

Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.
Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.

-----------------------------------
Vamos cantar com a garotada, ou melhor, com a cachorrada!!
Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...
(continua...)

------------------------------------

– Cala a boca!
– Cala a boca já morreu
Quem manda em você sou eu!

------------------------------------

- Enganei um bobo...
Na casca do ovo!

------------------------------------

Fui à feira
Encontrei uma coruja
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja

------------------------------------

Uma pulga na balança
Deu um pulo
E foi a França

------------------------------------

Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão

-------------------------------------

Chuva e Sol,
Casamento de espanhol
Sol e chuva
Casamento de viúva



-------------------------------------

Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.
------------------------------------
A parlenda dos dedinhos me fez lembrar essas história.....

Espero que esse material sirva para professores e professoras de linguagem e, principalmente, para aqueles que trabalham com Educação Infantil! A quem interessa, encntrei esse livro muito bacana sobre o assunto e que poderá enriquecer, ainda mais, o trabalho em sala de aula:
 


domingo, 19 de agosto de 2012

Terceira Geração do Romantismo

Boa noite.....

passei as últimas duas horas preparando uma aula sobre a terceira geração romântica... Os slides estão à disposição dos meus alunos, de professores e de toda a galera que desejar compreender um pouquinho mais acerca do pensamento libertário dessa época... bons estudos!!!































Aguardo dúvidas, questionamentos e redações para dar minha contribuição.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aprenda a fazer xilogravuras

A nossa escola, Colégio Estadual Antono Carlos Magalhães, marcou presença na 5ª Feira do Livro de Feira de Santana durante o dia de ontem. Acompanhei pela manhã, juntamente com as professoras Keila e Márcia,  os alunos do Ensno Médio que, além de conhecer os stands, tiveram a oportunidade de escolher livros para comprar e....queira Deus.... ler e me emprestar depois!!!
Em meio a uma vasta programação cultural e artística, além de conhecerr os stands de livros, cordel e fantoches, os visitantes podem assistir a diversos espetáculos teatrais e musicais, contação de histórias, filmes ou aprender alguma técnica artística, como é o caso da xilogravura. Recebi esse vídeo da colega Ísis Moraes, repórter da TV Olhos D´Água, acerca do artista plástico Luiz Natividade que, há cinco anos, vem participando da Feira do Livro. Ele está ministrando uma oficina onde ensina crianças e adultos a realizar belos trabalhos.

                            
                               Obrigada, Ísis, pela reportagem compartilhada...

Adorei ver meus alunos e alunas "fuçando" livros, questionando o que levar.... boa leitura, garotos e garotas!!!

PS: Adorei também abraçar Marly Caldas (obrigada por me enxergar, sou míope, míope!!!! estava sem óculos, gata) que estava estava trabalhando por lá, colhendo informações e curiosidades de cada stand... , bem como os professores Gercivaldo e Antonio.  Impagável também a presença e os causos de Franklin Maxado. No sábado,  voltarei lá. Desta vez, quero aprender a arte da Xilogravura com minhas Marias.                          

domingo, 12 de agosto de 2012

Síndrome de Down

Aos que desejam conhecer algumas dicas de como trabalhar com crianças com Síndrome de Down, vale uma espiadinha nesse livro:

TUNES, Elizabeth; PIANTINO, L. Danezy. Cadê a Síndrome de Down que estava aqui? O gato comeu ... : o programa da Lurdinha. 3ª Edição, Campinas, São Paulo : Autores Associados, 2006 (Coleção Educação Contemporânea). Disponível: http://books.google.com.br/books? id=b3l_uodpnRwC&pg=PA2&lpg=PA2&dq=conceito+de+sindrome+down&source=bl&ots=pYf4MGJqz-&sig=BGmfO8mCc0yRD-0kYhGO0evl1oQ&hl=pt-BR&sa=X&ei=ZJ4nUP-SIufg0gH5oYGwDw&ved=0CDYQ6wEwAA#v=onepage&q=conceito%20de%20sindrome%20down&f=false


Deixem, no espaço reservado a comentários, suas dicas também enquanto mães, pais, irmãos, professores e professoras, enfim, VOCÊ QUE TEM SÍNDORME DE DOWN..... fale como melhor trabalhar para potencializar os seus saberes!!!





Samuel aprendendo matemática (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Ud6t4q171mY)


Competências avaliadas na redação do Enem 2012

A distância incomoda, sabia? é, refiro-me a esses dois ou três dias sem nada postar, partilhar com vocês... Creio tratar-se de um bom sinal.... Senti falta desse espaço em tão curto espaço de tempo rs. Vamos às novidades de hoje, então.


O post de hoje é voltado a todos e a todas que estão se preparando para o Enem ou mesmo outras seleções que exigem a produção de um texto dissertativo. Aqui, extraídas e adaptadas do site Brasil Escola, algumas dicas para uma boa produção. A professora Vânia Maria do Nascimento Duarte (ver texto na íntegra clicando aqui: http://vestibular.brasilescola.com/enem/competencias-avaliadas-na-redacao-enem-2012.htm) apresenta alguns caminhos a fim de encurtar a distância entre seu texto e o êxito tão esperado. Vejamos, então:

No momento em que você se dispuser a ressaltar acerca das suas opiniões, dos seus posicionamentos sobre um determinado assunto, algumas competências serão avaliadas, obedecendo assim a critérios previamente definidos, os quais deverão ser seguidos à risca. A seguir, algumas abordagens, apontando pontos de extrema pertinência quando o assunto é a escrita.

Domínio da norma padrão da língua portuguesa – Os conhecimentos de que você dispõe acerca de todas aquelas regras gramaticais, levando em consideração alguns critérios relacionados à ortografia, concordância, regência, conhecimento dos fatores relacionados à semântica das palavras, Lembrem-se de que semântica diz respeito ao significado que elas (as palavras) representam, entre outros e que, quando falamos em ortografia, devemos atentar para as mudanças que se operaram em decorrência do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Compreensão da proposta de redação – Antes de começar a organizar suas ideias, é essencial que você compreenda perfeitamente o que requer a proposta sugerida, ou seja, o tema a ser trabalhado. Dessa forma, leia-a prestando bastante atenção, pois é a partir dela que terá condições de elencar, de organizar todos os aspectos que você deseja abordar, condizentes, é claro, com o assunto em discussão. Desta forma, vale aquilo a que sempre chamo atenção em sala de aula, meus garotos e garotas, SOMENTE SABEMOS ESCREVER SOBRE AQUILO QUE CONHECEMOS. Portanto, mãos à obra e muita leitura.

Seleção e organização das informações – O principal ponto a ser discutido diz respeito ao fato de que suas opiniões é que estarão em jogo, mas não aquelas que você, por si só, acredita serem válidas, pois assim sendo não irão merecer os devidos créditos por parte da banca examinadora. Assim, torna-se muito importante que no momento de argumentar, o faça com base em fatos concretos, sólidos, que realmente apresentem fundamento. Quando falamos em fatos concretos queremos dizer que não são fatos retirados do além, muito menos com base nas verdades coletivas, tampouco nos “achismos”. Tudo que disser precisa estar arraigado em algo verdadeiramente comprovado, por isso, nada melhor que se apoiar em dados estatísticos, alusões, comparações e contrastes, fatores relacionados à causa e consequência, enumeração, citação de testemunho enfim (OLHA A LEITURA AÍ, GEEEEENTE!!!!)

Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto – Como você sabe, nós, usuários do sistema linguístico, estamos submetidos a um padrão tido como convencional, comum a todos – o chamado padrão formal da linguagem (Nada de escrever lá, como estamos acostumados a escrever aqui na Net entre amigos!. Sobre isso, veja meu post sobre Xero, xeiro ou cheiro). Assim, como se trata de um dissertativo-argumentativo, suas ideias precisam, além de sólidas, estar bem articuladas, organizadas por meio de parágrafos bem construídos e, sobretudo, que seu texto obedeça a um encadeamento definido por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão;

Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais – Ao abordar sobre todos os aspectos que você considerou relevantes à proposta, certamente deverá ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática, para um fato passível de ser solucionado, resolvido. Nesse sentido, ao concluir seu texto, uma das melhores formas de arrematar, fechar as ideias, é apresentar uma solução para tudo aquilo que foi amplamente discutido. Como deve ter argumentado da melhor forma possível, certamente não encontrará nenhuma dificuldade para fazer isso.

Mediante todos os aspectos aqui mencionados, esperamos ter contribuído de forma significativa para que você, caro(a) estudante, obtenha o sucesso que lhe é de direito, pois você, frente a todo esforço e dedicação, sem dúvida será um(a) vencedor(a). 

CONTRIBUIU, sim, professora Vânia Maria do Nascimento Duarte. Lembramos que esse texto sofreu algumas modificações, mas você pode ter acesso à sua íntegra através do link acima citado.
Desejo sorte e lanço uma proposta: se você desejar, pode postar, na parte destinada a comentários, seu texto para que eu possa contribuir, de alguma forma, com sugestões. Abraços e foi um prazer proparoxítono voltar a conversar com vocês.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Livros de mãos cheias, já dizia Castro Alves....

Esses meus companheiros, os livros, é que fazem a gente pensar....

Hoje tive uma tarde maravilhosa.... cheia de gostosuras e travessuras... Nada como dividir com vocês um pedacinho daquilo que me fez faliz hoje: livros, filme, parque, alunos e alunas em ambiente fora da escola, capuchino e o melhor: minhas Marias... Minhas filhas, assim como os livros, me fazem acreditar que fadas existem.....rsrs boa noite!

 "Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia."

Carl Sagan

Literatura de Cordel: paixão à segunda vista.

Foi escutando os causos do professor Telito Rodrigues e seu fascínio para com a música e a literatura populares que o meu olhar sobre o Cordel ganhou outra cor, outra forma, outro sentimento. Juntos, eu e Telito, estudamos o gênero. A seguir, um punhado do nosso trabalho e alguns links dignos de visitação.


A literatura de cordel consite em "histórias em verso, toscamente impressas, vendidas nas feiras livres e mercados populares do nordeste e de outros estados onde há aglomerações de migrantes nordestinos. O público não lhe dá esse nome, mas o chama de “folheto”, “foiêto” ou “verso de feira” (TAVARES, 2006, p.176)


Cordelista Jurivaldo fala da importância de seu trabalho


            Costa (1998), estudioso e admirador da Literatura de Cordel, deixou claro esta associação estreita entre temática e vida dos poetas “fazedores” de cordel. O autor destaca a convivência, lado a lado, desses artistas com o mundo da fome, da seca, da corrupção política e da religiosidade, comungando com o que fora enfatizado por Tavares (2006). Para e sobre esse público, é que esses poetas publicam seus folhetos, geralmente compostos de 8, 12 e 16 páginas, a fim de agradecer pelos ““milagres” recebidos” ou por “algo extraordinário que os rodeia, sem pensar muitas vezes no fácil lucro da vendagem” (COSTA, 1998, p. 17).

Cordelista Franklin Maxado. 
Figura que não pode ficar de fora quando o assunto é cultura popular.


            Os folhetos com essa quantidade de páginas descrita por Costa (1998), conforme explicação de Tavares, são os mais curtos e geralmente contam sobre algum fato restrito a uma região. São os chamados folhetos noticiosos. Mas, conforme a mesma autora, os folhetos podem chegar a 32 ou a 48 páginas. Grillo (2003), em A Literatura de Cordel na Sala de Aula, faz uma minuciosa descrição desses folhetos e seus conteúdos, salientando tratar-se de material impresso em papel pardo e medindo cerca de 12 x 18 cm. O conteúdo do cordel sempre é ilustrado com xilogravuras.


Como são feitas as xilogravuras:
desenhos que enfeitam os folhetos de cordel

            O cordel está associada à memória ou ao registro da história de um povo, de um lugar, de uma cultura. Em seus versos, o poeta cordelista deixa desfilar em suas histórias uma grande quantidade de personagens “estradeiros, astutos, trapaceiros, anti-heróis que sobrevivem por expedientes e artimanhas que lhes valem como alternativa para escapar do sistema opressor” (GRILLO, 2003, p. 117), bem como personagens que são típicos do universo sertanejo, os quais têm como característica central a capacidade de revirar o mundo com humor, traduzindo o retrato das ocasiões históricas difíceis de uma dada região e/ou período.

Homenagens a Gonzagão, Bule Bule e Gereba

Bule Bule

Referências:

  1. COSTA, Gutenberg. A presença de Frei Damião na Literatura de Cordel – Antologia. Brasília: Thesaurus, 1998. Disponível em http://books.google.com.br/books?id=Y_CDw74dUi8C&pg=PA26&dq=o+que+%C3%A9+literatura+de+cordel?&hl=pt-BR&ei.  Acesso: 14 de março de 2012.
  2. GRILLO, Maria Ângela de Faria. A literatura de Cordel na sala de aula. In: ABREU, Martha; SOIHET, Raquel [orgs]. Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003, pp. 116-126
  3. TAVARES, Clotilde. A botija. [xilogravuras de Fabrício Lopez e Flávio Castellan]. São Paulo: Editora 34, 2006. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=fqFNpAtEDYoC&pg=PA176&dq=caracter%C3%ADsticas+da+literatura+de+cordel&hl.  Acesso: 14 de março de 2012.


           

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Contação de Histórias

Ideia de como vocês podem pensar a apresentação dos grupos. 
Caprichem nos cenários e figurinos.

O projeto Contação de Histórias nasceu no ano passado na turma da 8ª série, do colégio onde estou professora (Antonio Carlos Magalhães). Consiste em plantar nos alunos o gosto pela leitura de histórias populares e treiná-los para uma leitura oral atraente (impostação, entonação de voz, pontuação). Também muito importante é o alvo do projeto: alunos da Educação Infantil de um escola pública do Município de Antonio Cardoso. Eles ficam encantados com as histórias cantadas por alunos vestidos com as roupas dos personagens e o carinho que sempre demonstram para com cada  menino e menina ouvinte e espectador. Para semana que vem, temos programado mais um Contação. No repertório,  Chapeuzinho Amarelo, Chapeuzinho Vermelho e Rita a aranha esquesita!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Modelos de vídeos produzidos com assuntos "parodiados"!!



Queridos alunos e alunas do ACM, seguem três vídeos produzidos por alunos e alunas como vocês. São vídeos amadores, feitos a partir de conteúdos escolares, de disciplinas diversas.... Espero que  essa galerinha sirva de inspiraçãoe  que vocês se superem, cada vez mais, em criatividade e inteligência. Esses ingredientes, aliás, não faltam em vocês.... "xero"*


*A palavra "XERO" está sendo usada acima como um substantivo simples, comum, concreto e com uma ortografia que não é a oficial, pois CHEIRO de verdade se escreve mesmo é com CH. Adotamos o X inicial para escrever esta palavra nos ambientes virtuais (redes diversas, orkut, face, MSN) quando nos comunicamos de maneira informal, com pessoas que consideramos íntimas, afim de uma maior agilidade e praticidade na escrita. Por favor, em ocasiões onde a Norma Culta é regra, ao escrever XEIRO com X, você erra e erra feio. Nunca escreva Cheiro com X em situações de escola, trabalho profissional, cartas, enfim, NO MUNDO REAL.












domingo, 5 de agosto de 2012

Características do pai ideal....




Por alunos e alunas da 7ª A do Colégio ACM em Antonio Cardoso, Bahia.  Somente fiz algumas pequenas correções de ortografia e pontuação. Parabéns equipe de
Glecia Géw, Jamile e Ariane: Trabalho 7 A. Aguardo a opinião dos demais:

"Um bom pai é aquele que: ouve nos momentos difíceis,diciplina - pois, quem ama diciplina; cuida dos seus filhos como sua vida; conversa e compartilha com o filho ;convive com o filho, sempre está do lado do filho nos momentos bons e ruins, e luta para uma educaçao melhor para o seu filho".


·         Por Lucas Silva:

um pai ideal deve ser carinhoso, amigo, tem q poder estar sempre presente quando o filho precisar, poder ajudá-lo nas horas difíceis, deve estar sempre.....

Por Junior Silva, Eduardo, Rodrigo Dias, Luciano e Erison

o   
Um pai carinhoso, um pai que não bate no filho, um pai amigo, alegre, brincalhão, de bem com a vida, final , ser pai nao é para qualquer um. Vai para vários lugares com o filho, tem presença na vida do filho, leva o filho pra passear, brincar, enfim, se divertir , apoia o filho na alegria e na tristeza, na vitporia e na derrota. Afinal, ser pai é muito bom mesmo .


Produção de vídeos: a abertura

Meninos e meninas do ACM, essa dica vai para todos que receberam a incubência de, em equipe, produzir um vídeo-paródia a partir de um dado conteúdo. Quero alertá-los para a importância de uma boa edição, a começar por uma abertura que chame a atenção. A abertura deve se basear, é claro, na temática de cada grupo. Segue um modelo que achei bem interessante. De quebra, o vídeo abaixo ainda pode servir de inspiração para a turma de Artes do 1º ano Matutino. A galera prestará homenagens a LUIZ GONZAGA com coreografias de, no mínimo, 3 canções.
Bom desempenho!


 

Os sentimentos dos alunos ...

No nosso primeiro dia de aula, após instigarmos nossos alunos a responder a tal pergunta de DRUMMOND, E agora, José?, resolvemos ouvir deles e delas o que passou pela cabeça e coração durante a greve, afinal, esta turma que ouviu tais questionamentos, 3º ano, ficou sem mim, Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Fernanda (Química), Celma (Biologia) e Elízio (Matemátia, se não estou enganada). Os demais professores tinham voltado, mas poucos eram desta turma. A resposta foi imediata: pensávamos que o ano letivo não seria concluído, respondeu uma aluna. E seus sentimentos? O que sentiram? Uma outra aluna desabafou: senti raiva, muita raiva de vocês que não retornaram.
Essa foi a oportunidade para conversarmos sobre o que foi mesmo esta greve e as motivações para continuarmos no movimento, ao contrário dos demais. Esclerecemos temas relacionados à Lei do piso, ao Fundeb e, principalmente, da necessidade de nos valorizarmos enquanto profissionais que somos. Nesse dia, aproveitamos para assistir ao vídeo da professora Amanda Gurgel, material que, na verdade, considero ATEMPORAL, sua fala local transcende e parece tratar de um ESPAÇO único: Brasil.
Bom domingo!!!

sábado, 4 de agosto de 2012

Fim da greve.... E agora, José?

Meu primeiro dia de aula, pós greve, aconteceu esta semana. Dentro de mim: um misto de tristeza, angústia e, ao mesmo tempo, vontade de recomeçar ainda mais forte, ainda mais crente acerca dos meus ideais: definitivamente, não sou somente uma professora de Língua Portuguesa e Literatura. Quero e sou mais. Sou gente, sou cidadã, sou mãe, sou amiga, sou educadora, sou companheira, sou Adriana Matos. Pra começar, levamos (eu e professora Fernanda Brito) uma primeira reflexão: e agora, o que fazer? o que pensar? como agir? E agora, José? José, para onde? com a palavra, Carlos Drummond de Andrade.

Boas vindas...

Meus queridos alunos e alunas, essa será a nossa sala de aula virtual.....

Aqui, compartilharemos mais que conteúdos programáticos....criaremos um novo modelo de ensino e aprendizagem. Contem comigo para o que de melhor sei fazer: LECIONAR, ESTUDAR, APRENDER, QUESTIONAR, PESQUISAR, DAR BOAS RISADAS e BRINCAR....quero fazer desse espaço um palco de dúvidas...minhas e suas...um lugar onde dividiremos seres e saberes.......sejam todos e todas bem vindos e bem vindas à nossa Sala de Aula.