quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que é o Festival de Artes ACM?


O Festival de Artes ACM foi idealizado por mim, professora de Língua Portuguesa, em 2010. Acredito que o evento seja uma oportunidade oferecida aos alunos do ensino fundamental (do colégio ACM) e médio (dos colégios ACM e Professor Fernando) de pesquisar, envolver-se e trabalhar com categorias artísticas  já conhecidas por eles ou não: teatro, música, dança, artes plásticas, cinema etc. Sua primeira edição, realizada em 2010 no auditório da Secretaria de Educação do Município de Antonio Cardoso, reuniu dezenas de participantes, atraindo, como espectadores, estudantes, pais, professores e comunidade em geral. Vejam:



O auditório da Secretaria de Educação ficou pequeno para tanta gente que veio se divertir com as apresentações.

OBJETIVOS DO FESTIVAL

           Ao idealizar o I Festival de Artes ACM, tive a intenção primeira de mesclar diversão e pesquisa. Sim, acreditava que nossos alunos poderiam se animar com a ideia de dançar, cantar ou encenar, porém, até chegar à prática, deveriam pesquisar, estudar nomes da música, da dança, do teatro, das artes plásticas. Ledo engano. Não "rolou" assim. Eles só cumpriram a etapa dois. Graças a isso, alguns professores, na época, resistiram em abraçar a ideia e premiar os vencedores com os pontos em suas respectivas disciplinas (essa é a premiação). Mas insisti. Queria mostrar aos colegas que um evento como esse poderia ensinar muito, mesmo sem livros.....

Grupo de dança de alunos, na época, da 8ª série. À esquerda, ao meu lado, de pé, Rafael, nosso aluno que sempre nos ajuda com a sonorização.


Ainda os objetivos.....

Na minha tentativa de convencer os colegas a participarem, meu discurso é alimentado pelo que acredito ser o tripé que sustenta a realização do festival pelo terceiro ano consecutivo:

  •  O festival oportuniza aos seus participantes momentos de discussão, conversas entre eles, uso de argumentos e contra-argumentos com o intuito de defender ideias, escolhas, convencer o outro acerca do melhor figurino, da música ou passos ideais etc. Ou seja, atitudes e comportamento de liderança e/ou liderados estão presentes, bem como de solidariedade, uma vez que, mesmo se tratando de uma competição, percebemos que as equipes acabam por ajudar umas às outras com dicas e informações;
  • O Festival é oportunidade de diversão e ponto. Sim. A escola precisa se abrir para o lúdico, para a alegria, para o colorido. Um evento como esse, sem dúvida alguma, oferece momentos inesquecíveis, independente de se alcançar a primeira colocação;
  • Por fim, o festival traz como premiação pontos nas disciplinas dos professores que aceitam vincular-se ao projeto. Esse ano, por exemplo, conseguimos a adesão total no ACM. No colégio professor Fernando, em Santo Estevão Velho, ainda não sabemos quantos e quais professores do primeiro ano do Ensino Médio abraçarão o festival.
No palco, o Hip Hop mistura teatro e dança.


Abaixo, as alunas Larissa, Andreza e Ingrid, moradoras de Santo Estevão Velho. Na época, estavam no 1º ano do Ensino Médio.



Por hoje é só...no próximo post sobre o Festival de Artes, falaremos sobre como funciona, como são as inscrições, quais as categorias e sobre o show acústico da banda Canalhas Rock que encerrará a festa esse ano.
Abaixo, o cartaz com o aviso da prorrogação do prazo para inscrições. Até a próxima!!! beijocas.....



E, por falar em Hip Hop, que tal nos presentear com alguma apresentação, galera? Coloque o mouse sobre o link abaixo, aperte Ctrl e clique. Vejam que massa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário