segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aprenda a fazer uma resenha: esta e outras dicas para o estudante que deseja se dar bem!



Iniciamos ontem uma listagem bastante útil para conhecermos ou lembrarmos de algumas ações e atitudes consideradas indispensáveis para quem deseja alcançar êxito nos estudos, na vida pessoal e profissional. Hoje, seguem mais algumas. Lembro que vocês podem ter acesso à lista completa (o que está marcado de lilás são comentários meus) através do meu site guru, Vida Organizada (não, o site não é de leitura, escrita, educação ou coisa que o valha. É de organização. Na verdade, acabei me deixando seduzir pela vida e modo de escrever de Thaís Godinho, responsável pelo blog). Vamos às dicas então:

Dica 26. Leia o material de apoio

Se o professor indica algum material de apoio para a aula, não deixe de lê-lo. Fazer isso irá colocá-lo a par de possíveis aspectos de discussão e também prepará-lo para entender com mais facilidade e profundidade o que é passado em classe. Olha, de boa - como dizem meus alunos - por experiência própria. Seja no Ensino Médio, na Graduação ou no Mestrado, existe uma diferença enorme entre você ler previamente o que será discutido em sala e ir "voando". O seu rendimento, participação e destaque são garantidos com um simples fichamento, resumo ou resenha do material programado. Aproveitemos para dar uma "espiadinha" nesse vídeo sobre como fazer resenha.




 27. Faça anotações

Fazer anotações é essencial para seus estudos. Mesmo que os professores oferecem matérias multimídia, como apresentações em PowerPoint, você deve anotar comentários, dicas e outras informações que podem não estar contidas no que é oferecido. 

 28. Participe das discussões

Se você deseja se destacar é necessário interagir de maneira positiva durante a aula. Envolva-se no debate, coloque sua posição sobre os assuntos e procure contribuir para a reflexão. 

 29. Prepare-se

É de seu interesse o quanto se prepara para as aulas. Essa dedicação irá ajudar você a conquistar os elementos necessários para que aproveite ao máximo sua formação. Leia os livros indicados e outros materiais para se preparar. 

 30. Fale quando sabe

Se você deseja participar, mas está inseguro, fale quando tiver certeza sobre a informação que está transmitindo. 

 31. Preste atenção nos pontos de vista

A pluralidade de ideias é algo muito importante para seu desenvolvimento. Durante discussões com colegas ou em debates na sala, fique atento para diferentes pontos de vista e como cada um contribui para o assunto discutido. 

32. Seja voluntário

Nas menores tarefas você poderá se destacar quando for voluntário. O aprendizado e oportunidades virão na mesma medida em que você se dispuser. Minha irmã e colegas que entram em faculdades e universidades já não aguentam mais eu dizer: aproveita o tempo livre que tu tens e busca "aparecer". Seja voluntário ou voluntária em grupos de pesquisas ou mesmo na monitoria. Não tem jeito, gente, amizade na Academia, aliada à competência, disciplina e compromisso abrem portas que somente se fecham se deixarmos. Pensem nisso!

 33. Faça além do obrigatório

A não ser que você não tenha tempo por conta de um emprego ou outras necessidades, procure fazer além do obrigatório ou daquilo que é pedido em sala e busque resultados melhores e mais completos. 

 34. Confira seus trabalhos

Para evitar erros e imprevisto, revise seus trabalhos e peça para outras pessoas conferi-los antes de entregá-los. Atenção, fazendo um comercialzinho básico: EU TRABALHO COM REVISÃO LINGUÍSTICA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OU PERIÓDICOS OU O QUE VOCÊ NECESSITAR!!! E-mail para contato: adrianamatos.am@gmail.com.

 35. Preste atenção em recados

E-mails, recados nos murais da universidade e outras mensagens dos professores e da instituição em si devem ser cuidadosamente lidos para que você não perca nenhuma informação importante. 

36. Investigue por si mesmo

Você não deve ficar limitado apenas por aquilo que é oferecido pelos professores. Tenha a iniciativa de fazer suas próprias investigações sobre assuntos que te interessam e desenvolvem. 

37. Peça por mais informação

Se há algo que você achou particularmente interessante, peça por mais informações e caminhos para pesquisar. Precisando....utilizem o espaço de comentários para solicitar artigos ou qualquer outro material do qual você esteja precisando. Pode ser de qualquer área. Podendo ajudar, envio pra você. Caso contrário, também posso indicar alguém ou simplesmente dizer que não consegui. Abraços. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário