domingo, 14 de outubro de 2012

Dicas essenciais que todo estudante deve saber


Lendo o meu blog preferido, depois do meu é claro (rsrsr), Vida Organizada, da publicitária Thaís Godinho, dei de cara com essa lista, indispensável para os pré-vestibulandos. Atenção, tomem nota...é para a vida quase toda....
O material foi retirado da Universia Brasil. Vale muito a pena tirar um tempinho, ler, refletir e planejar ou replanejar nossos futuros passos rumo à vida profissional, pessoal e de eternos estudantes!
Atenção! Não deixe de clicar sobre as palavras destacadas. São hiperlinks que te levarão a materiais sobre os temas em questão.
Esteja você na universidade ou no ensino médio se preparando para o vestibular é sempre muito bom saber de alguns truques e dicas que o ajudam a superar obstáculos e obter melhores resultados. Estas 24 dicas  - na verdade, são 100, mas preferi separá-las em blocos para obter uma maior atenção sua, caro leitor e leitora - envolvem praticamente todas as áreas de sua formação: estudos, organização, finanças, saúde, contatos profissionais, vida social, planejamento para a graduação, entre outras. Confira a seguir: 

1. Falar em público

Na maioria dos empregos e também em sua faculdade você terá de falar em público, para grupos grandes e pequenos. Se você tem dificuldades com isso, busque praticar enquanto ainda tem mais chances de errar para que não se sinta aterrorizado em momentos importantes. 


2. Não tenha medo de pedir ajuda
Todos têm dificuldades, em níveis e com coisas diferentes, então se você está com dúvidas, não se sinta menos capacitado que ninguém ou com medo de procurar ajuda. 

3. Aproveite ao máximo sua graduação


Os anos passados na universidade voam! Quando você piscar, já estará com o diploma na mão. Por isso, aproveite ao máximo sua educação e todos os recursos que ela oferece. Não se esqueça de se divertir, mas com responsabilidade. 


4. Busque o equilíbrio


Focar-se demais em apenas uma coisa – namorada, estudos, empregos ou problemas – não traz o equilíbrio necessário para manter o bem-estar de sua vida ou alcançar os seus objetivos


 5. Não seja duro consigo mesmo


Não há ninguém perfeito e você não deve exigir isso de si mesmo. Quando errar, procure concertar a falha, mas não fique preso na preocupação do erro, siga em frente. 


 6. Corra riscos


A época que você vive é a ideal para correr os riscos que os grandes sonhos trazem consigo. Siga seus interesses, viaje, aprenda coisas novas e busque aquilo que trará mais sentido para sua graduação e carreira. 


7. Expanda os horizontes de sua formação

Fazer cursos e aprender coisas fora de sua graduação, como idiomas, por exemplo, é mais que uma sugestão, é uma necessidade. 

8. Veja a faculdade como oportunidade, não obrigação

Muitas pessoas não têm a oportunidade que você tem de chegar à educação superior. Além de ser grato, você deve aproveitar ao máximo essa possibilidade, sem vê-la como uma obrigação. 

 9. Se concentre em seus objetivos


Muitos pais, na busca pelo que consideram melhor para seus filhos, acabam interferindo mais do que deveriam em suas decisão sobre a carreira. Lembre-se que, no fim das contas, quem deverá viver com essas escolhas será você, por isso busque seus próprios objetivos e não aquilo que os outros consideram o melhor para você.


 10. Divirta-se, mas com responsabilidade


Mantenha seus objetivos em foco e não permita que a nova fase na universidade tire você de seu verdadeiro caminho. 


11. Aproveite oportunidades


Durante sua educação você irá se deparar com inúmeras oportunidades, boas e ruins. O importante é que saiba avaliá-las segundo seus valores, interesses e metas para que possam ser aproveitadas ao máximo.



Dicas de Estudo

 12. Desconecte-se (não sei como isso é possível!!!!!! quem descobrir, me ensina, please.... rsrsrs Mas é o ideal)

As redes sociais, vídeo games e internet em geral podem ser enormes distrações para seus estudos, prejudicando resultados finais e rendimento. 

13. Encontre algo que te motive


Depois de muitas horas de estudo pode ser difícil encontrar alguma motivação para concluir suas tarefas. Você pode solucionar esse conflito com pensamentos sobre seus objetivos ou coisas que faria depois que terminasse os estudos, como sair com os amigos ou descansar. 


 14. Negocie consigo mesmo


Contorne o cansaço e o desânimo usando um sistema de recompensas. Cada vez que terminar suas obrigações, faça algo que gosta como sair para caminhar, encontrar os amigos, etc. 


 15. Estabeleça horários fixos


Crie uma rotina de estudos fixa em que você tenha horários específicos de estudos, com dedicação exclusiva para essas tarefas. 


 16. Tenha um espaço de estudos


Um espaço de estudos deve conter todos os materiais e ambiente necessários para que você consiga se concentrar. 


 17. Reduza distrações externas

Telefones que tocam o tempo todo, pessoas conversando, televisores ligados e outras distrações externas devem ser reduzidas ao máximo para que você não seja prejudicado. 

18. Faça o mais difícil primeiro


Se você tem uma tarefa específica que é mais difícil ou complexa que as outras, procure realizá-la primeiro, assim você se “livra” do peso que carregaria encontra fazia as outras atividades. 


 19. Faça uma pausa


Sua pausa nos estudos não deve ser para navegar nas redes sociais ou em outros sites. Você sabe muito bem que sair da internet para voltar aos estudos depois disso será praticamente impossível. Ao contrário, levante-se, caminhe ao ar livre e respire ar fresco, mudando de ambiente. 


 20. Nunca estude a noite inteira


Se você deixou seus estudos para a última hora e agora quer compensar estudando a noite inteira, vai perceber que isso é uma grande armadilha, já que no dia seguinte, o da prova, estará tão cansado que terá dificuldades para se concentrar


 21. Faça mapas mentais


Se você está estudando algum conceito ou teoria que é particularmente difícil ou complexa tente fazer mapas mentais para organizar as questões em sua mente. 


 22. Estude em grupos


Muitas pessoas conseguem estudar melhor quando estão com outro colega ou em grupos. Você pode estudar sozinho e complementar com um debate com seus colegas ou revisar todas as matérias antes de um teste geral. 


 23. Levante sua mão e pergunte

Em aula ou durante um trabalho você terá dúvidas. Não fique com vergonha ou medo, levante sua mão e pergunte. 

 24. Antecipe-se


Se você tem um teste ou prova muito difícil no futuro e sabe que precisará de mais tempo para estudar, se antecipe. Separe algumas semanas para estudar e fique seguro de sua preparação para a prova. 


Na próxima oportunidade, postaremos mais dicas que te levarão a se destacar como pessoa, como estudante, como profissional. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário