segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Contagem regressiva para o Enem: Interpretação de textos




Iniciamos a contagem regressiva para o primeiro dia de prova do Enem

Até lá, pretendo estudar junto com vocês... Isso mesmo. Vou dar uma passeada nos links, vídeos, dicas, textos mais interessantes e práticos que possam se transformar em aliados nessa sua caminhada rumo à universidade.

Para começar, cinco dicas para você melhorar a interpretação de textos, será meio caminho andado para você conseguir  compreender as informações de um enunciado para ter sucesso no vestibular e no Enem. Tenha certeza disso. 

A gente sabe que quem está prestes a passar pelo vestibular sabe que parte da dificuldade das provas está em interpretar corretamente o enunciado das questões. Alguns professores afirmam, inclusive, que as respostas estão muitas vezes no próprio enunciado. Manter o hábito da leitura e saber analisar o texto são condições importantes para o sucesso do candidato em uma prova de vestibular. No dia do teste, o aluno precisa estar preparado para encarar diferentes gêneros e tamanhos de textos. Portanto, caminhemos na direção certa para uma compreensão e interpretação que levem vocês às repostas realmente corretas.

1 – Mantenha o hábito da leitura


O treinamento é essencial para quem deseja alcançar o sucesso em qualquer atividade. Segundo a professora de literatura e gramática do Cursinho da Poli , Cristiane Bastos, é preciso treinar para saber interpretar um texto. "Ler faz com que o aluno aumente seu vocabulário e treine a interpretação. Candidatos ao vestibular podem também criar o hábito de ler textos longos para desenvolver a concentração", diz.

Jornais diários e revistas da preferência do aluno podem ser bons instrumentos de leitura. Não é à toa, garotos e garotas, que sempre indico, ao menos, 10 minutinhos de bumbum grudado na cadeira na biblioteca da escola. Tempos poucas opções de revistas. Mas, as que lá estão, podem muito ajudar vocês a desenvolver concentração, foco, ganhar vocabulário e atualizar-se para as produções textuais.

 A professora do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB)  e doutora em lingüística, Lucília Garcez, afirma que ler qualquer gênero textual e se atentar aos detalhes fazem com que o vestibulando desenvolva a capacidade de interpretação. "Crônicas, contos, jornais e revistas devem ser lidos diariamente para o aluno saber interpretar linguagem figurada e identificar múltiplos significados de uma mesma expressão", esclarece. 


2 - Aprenda a resumir 


Fazer fichamento antes da prova e resumir textos após a leitura são importantes também para a interpretação. A professora Cristiane indica que resumos dão ao aluno a capacidade de síntese. "Fazer um resumo depois de ler o texto ajuda a sintetizar. Dessa forma, é possível reproduzir o que se entendeu de um texto longo, por exemplo, em poucas palavras", afirma.

3 – Leia mais de uma vez o mesmo texto ou enunciado

A boa compreensão de um texto é feita com mais de uma leitura. Na primeira, identificam-se as informações principais e após a segunda, o leitor consegue observar detalhes e entender o seu completo significado. Segundo Lucília, o aluno precisa entender do que se trata o texto e identificar outras questões. "Um texto ou enunciado deve ser lido mais de uma vez. O candidato ao vestibular pode, inclusive, grifar as principais informações. Na prova, é interessante que se leia a questão, leia as respostas e volte para a questão, para garantir um bom entendimento do que foi pedido", diz.

4 – Mantenha um diálogo com o texto


Depois de ler algumas vezes e grifar os principais pontos do texto é importante que o aluno faça perguntas para si referentes à leitura. A professora Lucília explica que questionar-se sobre o que acabou de ler faz com o que candidato ao vestibular preste atenção em cada detalhe e consiga interpretar o texto. "Ele deve se perguntar qual o gênero textual, que ideia aquele texto defende e responder questões relacionadas às informações grifadas durante a leitura", confirma.

5 – Identifique gênero, referências e outros detalhes

Após a leitura e ao fazer questionamentos para si sobre o que está estudando, o aluno deve identificar cada detalhe disposto no texto. Saber se é uma reportagem, um texto literário ou outro gênero é o primeiro passo. Depois, é interessante identificar a autoria, descobrindo se é de algum jornalista conhecido ou de alguma autoridade, por exemplo.
 Lucília afirma que outros detalhes são importantes também, como analisar o papel de cada voz que aparece no texto, saber se ele faz referência a um fato histórico ou a outros textos e separar diferentes tipos de informação. "O aluno deve ler algumas vezes, grifar o que achar importante, identificar a ideia defendida pelo texto e a partir daí compreender quem fala, se há linguagem figurada, se o texto se refere a um fato marcante e se a autoria é de uma pessoa conhecida. Assim, ele treina seu poder de interpretação e conseguirá enxergar todas as informações inseridas nos enunciados do vestibular", finaliza.


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário